O Nubank tem agora a opção de investir no Tesouro Direto, que é 100% garantido pelo Tesouro Nacional e consequentemente tem pouquíssimas chances de perdas. Para realizar este investimento é necessário somente pouco mais de R$ 30.

O Tesouro Direto foi criado em 2002 e é um programa do Tesouro Nacional que permite a compra de títulos públicos federais por pessoas físicas de uma maneira fácil e pela internet. Este programa dá a oportunidade de investimento em títulos públicos a partir de cerca de R$ 30. Ao comprar um título público, na prática o investidor está emprestando dinheiro para o Tesouro Nacional para que, em troca, ele receba o valor de volta acrescido dos juros no prazo de vencimento.

Tesouro Direto é a nova modalidade de investimento oferecida pelo Nubank

Investimento em títulos do Tesouro Direto já são possíveis no Nubank. Fonte: Nubank
Investimento em títulos do Tesouro Direto já são possíveis no Nubank. Fonte: Nubank

A aplicação de investimentos no Tesouro Direto é considerada a porta de entrada para começar a fazer com que o seu dinheiro gere mais dinheiro. Saiba mais a respeito a seguir.

Qual é o ganho que se tem ao investir no Tesouro Direto?

Há vários tipos de títulos do Tesouro Direto para se investir e cada um deles tem uma dinâmica de rendimento diferente. Entretanto, temos basicamente três modalidades:

  • Prefixado: a pessoa que investe consegue saber qual será o retorno da aplicação no momento da compra, já que a taxa informada não sofrerá alterações. É muito usado para buscar ganhos maiores em cenários de queda da taxa de juros, ou quando o investidor prefere saber qual será exatamente o valor a ser resgatado.
  • Pós-fixado: neste tipo de título, a remuneração depende do aumento ou queda de um indicador da economia, como a taxa básica de juros, a Selic. No Tesouro Selic, o investidor recebe a média da taxa Selic entre o momento da compra ou a venda/vencimento do título.
  • Híbrido: é quando a rentabilidade do título é a soma de duas partes - uma pós-fixada e outra prefixada, já conhecida no momento da aplicação. É o caso do Tesouro IPCA+. Nesse título, a parte pós-fixada acompanha o sobe e desce do IPCA, que é a inflação oficial do país. Se a inflação sobe, a rentabilidade desse título fica maior. Quando o IPCA cai, o rendimento desse título cai junto. Já a parte prefixada considera os juros reais futuros, já com o desconto da inflação.

Os títulos disponíveis no aplicativo do Nubank são:

  • Tesouro Selic: título para quem é mais conservador e busca mais segurança. Nele, o rendimento é atrelado à taxa básica de juros da economia, a Selic. Por isso, esse investimento costuma ter baixa volatilidade, ou seja, pouca oscilação no preço. O Selic possui rendimento diário, ou seja, todos os dias novos valores podem ser somados ao valor total da sua aplicação.
  • Tesouro IPCA+: Tem o rendimento atrelado ao índice oficial de inflação do país, o IPCA. Mas, no caso do IPCA+, parte da remuneração é pós-fixada, pois acompanha a variação do IPCA durante o período de investimento, e a outra é prefixada. Ou seja, é composta por uma taxa fixa, que na sigla é representada pelo símbolo "+". A pessoa que investe pode manter o seu poder de compra, pois esse investimento oferece uma rentabilidade real, ou seja, acima da inflação.
  • Tesouro IPCA+ com juros semestrais: título bem semelhante ao anterior, com o mesmo tipo de remuneração. Mas, nesse caso, o pagamento antecipado e proporcional dos juros é realizado duas vezes ao ano. O Imposto de Renda deve ser pago a cada pagamento recebido, mas esse pagamento é direto na fonte. Ou seja, o dinheiro que cai na sua conta já está com o Imposto descontado.
  • Tesouro Prefixado: O rendimento é prefixado, ou seja, você sabe quanto vai receber (caso leve o título até o vencimento) assim que investe nesse título. Saber a rentabilidade logo no momento da compra traz mais previsibilidade.
  • Tesouro Prefixado com juros semestrais: Rentabilidade é conhecida no momento do investimento, mas você recebe parte dos juros (o rendimento) a cada seis meses. Os juros semestrais não são rendimentos adicionais. O valor pago semestralmente será descontado do montante final.
  • RendA+: tem foco em investimentos de longo prazo e em oferecer uma aposentadoria complementar. Quem investir no Tesouro Direto RendA+ pode receber 240 parcelas mensais (equivalente a 20 anos), com valores corrigidos pela inflação. Esses valores começam a ser pagos na chamada data de conversão.

Lançamento e disponibilidade

O investimento de títulos no Tesouro Direto dentro do app Nubank já está disponível para alguns clientes, mas será liberada aos poucos para todos os usuários do banco digital.