Oficina da Net Logo

Nubank abre processo no Cade contra grandes bancos brasileiros

Conforme a companhia, os bancos dificultam as operações de novas empresas no mercado de cartões de crédito.

Por | @oficinadanet Nubank

O Nubank acabou recorrendo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para abrir um processo contra cinco das grandes instituições bancárias do Brasil, no caso, o Itaú, Bradesco, Santander, Caixa Ecônomica Federal e Banco do Brasil. A acusação está relacionada ao abuso de posição dominante e prejuízo à livre concorrência.

Conforme a companhia, os bancos dificultam as operações de novas empresas no mercado de cartões de crédito. Para completar, elas colocariam empecilhos sob a disponibilidade de contratar serviços como o débito automático, que atualmente não existe no Nubank.

Nubank abre processo no Cade contra grandes bancos brasileiros.Nubank abre processo no Cade contra grandes bancos brasileiros.

Leia também:

A fintech, com isso, indica o uso do recurso de Débito Direto Autorizado (DDA) para pagar as faturas de modo automatizado. Porém, os usuários ainda precisam fazer isso de modo manual.

A revista Exame, em recente publicação, mencionou que o Itaú teria assediado alguns funcionários da instituição com a finalidade de enfraquecer o setor da companhia.

O presidente Michel Temer já autorizou o Nubank a realizar operações bancárias em território nacional. Com isso, a empresa não precisa mais de parcerias com bancos do país para conseguir estruturar a sua atuação.

Alguns bancos não concordam com a acusação do Nubank. O Itaú, por exemplo, nega as acusações. “O Itaú Unibanco, em seus mais de 90 anos de história, sempre se pautou pela livre iniciativa e entende que a competição é positiva não só para o sistema financeiro, mas para todo o país. O banco refuta qualquer acusação de promover barreiras que dificultem a atividade de novos agentes de mercado e acrescenta que apresentará sua manifestação ao órgão de concorrência no devido prazo, confiante de que suas condutas serão consideradas legitimas”, diz o banco.

O Banco do Brasil diz que “prestou todos os esclarecimentos solicitados pelo Cade e nega que adote práticas comerciais que firam as boas práticas de mercado”. O Bradesco, por sua vez, “não comenta assunto sub judice” 

Nubank

O Nubank, para quem ainda não conhece, é responsável por gerenciar um cartão de crédito com bandeira Mastercard. Diferentemente de outras operadoras, ele não cobra anuidade, o que o torna bastante atrativo.

O aplicativo do cartão está disponível para sistema Android, iOS e Windows Phone. Através do celular é possível acompanhar toda a movimentação financeira, assim como bloquear e desbloquear o cartão quando julgar necessário. Para completar, o cartão é internacional, com isso, é possível realizar compras em outros países, seja pela internet ou mesmo pessoalmente.

MAIS SOBRE Nubank cartão mastercad
SHARE
+ Notícias
Assine a nossa newsletter
Comentários