Na briga pelo topo dos sistemas operacionais aos dispositivos móveis, o Google, segundo o Wall Street Journal, irá buscar acesso prévio a seus parceiros em seus novos lançamentos; sendo assim venderá os dispositivos diretamente aos consumidores.

Essa é uma grande medida que o Google está tomando para manter a liderança do Android na guerra dos dispositivos móveis. Vale lembrar que a gigante de buscas já tentou vender diretamente aos seus consumidor com o Nexus One, sendo que apenas a HTC juntou-se a ela na fabricação e no lançamento, antes mesmo de qualquer outro ter acesso ao sistema operacional.

Desde então vendo que esse tipo de negócio não havia dado certo, o Google passou a utilizar as operadoras e varejistas na comercialização dos aparelhos, mas a volta deste modelo de venda direta mostra claramente que a companhia está tentando reaver o controle de seu sistema operacional e principalmente o controle de suas apps principais.

Essa medida é uma estratégia na tentativa de diminuir as preocupações em torno do favoritismo na aquisição da Motorola Mobility, pois com tal aquisição, muitos fabricantes de aparelhos acreditam que não terão mais um tratamento justo, junto ao Google.

De acordo com o próprio Google, os dispositivos que serão vendidos nesse novo modelo, ficarão restritos aos consumidores dos Estados Unidos, Ásia e Europa. A partir de então, os novos aparelhos serão destravados e compatíveis a qualquer rede GSM com o uso do cartão SIM. Vale lembrar que tais aparelhos não terão descontos na compra.

Mas o Google acredita que com essa nova iniciativa, terá de volta o controle sobre suas atualizações do Android e assim seus usuários não precisarão mais esperar pelas atualizações das operadoras. Os novos aparelhos que já serão vendidos sob o novo modelo de negócio, já terão a nova versão do Android, o Jelly Bean.

O Google espera ter os novos dispositivos à venda no final deste ano, a tempo das vendas de Natal.