Foi banida a importação deu qualquer tablet ou smartphone com o sistema operacional Android da Motorola Mobility, nos Estados Unidos nesta última sexta-feira; a medida foi tomada pela Comissão de Importação e Exploração dos Estados Unidos, de acordo com o site Wired. Tal decisão é o resultado do julgamento realizado em dezembro de 2011 quando a ITC reconheceu que tais dispositivos violavam uma patente registrada pela Microsoft, dona da tecnologia.

Desde a última sexta-feira, os Estados Unidos tem 60 dias para rever a decisão da ITC, sendo que, se a administração não se opuser à sentença, a medida de proibição passa a ter efeito após esse prazo de dois meses. Mas a Motorola ainda pode reverter tal decisão, basta ela conseguir uma licença junto a Richmond para o uso da tecnologia patenteada, ou ainda, remover a funcionalidade de agendamento que infringe a patente da Microsoft.

Já as empresas LG, Samsung e HTC, conseguiram tal licença para o uso da tecnologia em seus aparelhos, sendo assim a comercialização dos mesmos está liberada; enquanto a Motorola Mobility não decidir qual caminho tomar, ou enquanto o governo não se manifestar, a companhia terá que pagar de acordo com a decisão da ITC, uma multa de US$ 0,33 por cada aparelho importado aos Estados Unidos no mesmo período.