Parece que agora está tudo pronto para o primeiro vôo espacial privado a Estação Espacial Internacional. Patrocinado pela NASA, a empresa SpaceX vai realizar seu primeiro serviço de transporte orbital comercial amanhã, sábado, dia 19 de maio; o lançamento está previsto para às 04h45, horário local.

O programa que levará a nave Dragon ao espaço tem como meta, criar uma nova opção para os Estados Unidos voltar a Estação Espacial Internacional, pois hoje, somente a Rússia está fazendo suas viagens com suas naves Soyus.

A nave Dragon fará sua primeira viagem sem tripulação, levando apenas cargas e equipamentos e durante o vôo, a nave fará uma série de procedimentos de checagem para testar todos os seus sistemas, entre eles, a sua capacidade de aproximação e atração com a Estação Espacial Internacional.

Primeiramente a Dragon irá realizar um sobrevôo a Estação Espacial, a uma distancia de 1,5 quilômetros para testar seus sensores e sistemas de vôo necessários para uma boa aproximação e chegada a mesma, além deste teste, a Dragon irá testar a sua capacidade de abortar o procedimento de aproximação, tendo todos os testes realizados, a Dragon irá receber o sinal verde para atracar a ISS.

É bom salientar que o procedimento de acoplagem a Estação será feita manualmente, através dos braços robóticos da ISS e assim ser colocada gentilmente ao módulo Harmonia. Passado três semanas, o processo ser inverterá, onde a Dragon será liberada da Estação e assim voltará a Terra com um pouso feito através de paraquedas no oceano, onde será resgatada.