Em junho deste ano um acontecimento que deverá ocorrer novamente somente no ano de 2117, isso mesmo, será a nossa última oportunidade de vermos o planeta Vênus transitar em frente ao Sol, disse a revista britânica "Nature".

Vênus é considerado o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância do Sol e é o terceiro menor. Ele irá transitar em frente ao Sol entre os dias 5 e 6 de junho, informou o astrônomo Jay Pasachoff, da Willians College (EUA).

"Esperamos que o trânsito de Vênus nos proporcione uma visualização de exoplanetas", explicou o astrônomo. O planeta Vênus é visível em poucas ocasiões, explicou Pasachoff, para tanto, ele está confiante em uma boa visualização neste ano, melhor do que em 2004, já que a a atividade solar está mais intensa neste período.

Essa também é uma boa oportunidade para os cientistas observarem melhor os planetas que estão distantes da Terra. "Os cientistas de hoje enviam sondas espaciais a outros planetas para uma apuração mais detalhada, mas a observação desses fenômenos a partir do nosso planeta nos proporciona uma informação única e nos dá a oportunidade de melhorar nossos métodos de busca a exoplanetas", explicou Pasachoff.

Desde os registros obtidos do século XVII, quando os primeiros telescópios foram inventados, Vênus transitou em frente ao Sol apenas seis vezes, no ano de 1639,1761,1874,1882 e 2004. Em todas as oportunidades os cientistas aproveitaram para realizar vários estudos e medições, todos com um único objetivo: calcular a distância da Terra e o Sol.

O astrônomo disse ainda que é bastante cedo dizer como o estudo dos trânsitos no Sistema Solar irão ajudar, para tanto, ressalta que esses fenômenos, por serem bastante raros, não devem ser desperdiçados. "Devemos isso aos futuros astrônomos, especialmente para aqueles que observarão o fenômeno em 2117", salientou Pasachoff.