Em junho veremos o último trânsito de Vênus em frente ao Sol

Em junho deste ano um acontecimento que deverá ocorrer novamente somente no ano de 2117, isso mesmo, será a nossa última oportunidade de vermos o planeta Vênus transitar em frente ao Sol, disse a revista britânica ?Nature?.

Em junho veremos o último trânsito de Vênus em frente ao Sol

Em junho deste ano um acontecimento que deverá ocorrer novamente somente no ano de 2117, isso mesmo, será a nossa última oportunidade de vermos o planeta Vênus transitar em frente ao Sol, disse a revista britânica "Nature".

Vênus é considerado o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância do Sol e é o terceiro menor. Ele irá transitar em frente ao Sol entre os dias 5 e 6 de junho, informou o astrônomo Jay Pasachoff, da Willians College (EUA).

"Esperamos que o trânsito de Vênus nos proporcione uma visualização de exoplanetas", explicou o astrônomo. O planeta Vênus é visível em poucas ocasiões, explicou Pasachoff, para tanto, ele está confiante em uma boa visualização neste ano, melhor do que em 2004, já que a a atividade solar está mais intensa neste período.

Essa também é uma boa oportunidade para os cientistas observarem melhor os planetas que estão distantes da Terra. "Os cientistas de hoje enviam sondas espaciais a outros planetas para uma apuração mais detalhada, mas a observação desses fenômenos a partir do nosso planeta nos proporciona uma informação única e nos dá a oportunidade de melhorar nossos métodos de busca a exoplanetas", explicou Pasachoff.

Desde os registros obtidos do século XVII, quando os primeiros telescópios foram inventados, Vênus transitou em frente ao Sol apenas seis vezes, no ano de 1639,1761,1874,1882 e 2004. Em todas as oportunidades os cientistas aproveitaram para realizar vários estudos e medições, todos com um único objetivo: calcular a distância da Terra e o Sol.

O astrônomo disse ainda que é bastante cedo dizer como o estudo dos trânsitos no Sistema Solar irão ajudar, para tanto, ressalta que esses fenômenos, por serem bastante raros, não devem ser desperdiçados. "Devemos isso aos futuros astrônomos, especialmente para aqueles que observarão o fenômeno em 2117", salientou Pasachoff.

5 celulares para NÃO COMPRAR em 2021

Conteúdo relacionado

Análise FIFA 22 - Quando o realismo entra em campo
Games

Análise FIFA 22 - Quando o realismo entra em campo

a HyperMotion Technology permite que o jogo entregue bastante realismo, com grande destaque para o posicionamento dos atletas! Confira o que achamos do jogo.

Vênus passará defronte ao Sol a partir de amanhã em um fenômeno raro de ser visto
Tecnologia

Vênus passará defronte ao Sol a partir de amanhã em um fenômeno raro de ser visto

De acordo com astrônomos do mundo inteiro, amanhã, terça-feira, 05 de junho de 2012 acontecerá algo raro no espaço. Para muitos observadores o evento de tão raro que é, acontecerá novamente somente em 2117

Sonda consegue capturar Vênus, Terra e Marte em um só quadro; confira
Ciência

Sonda consegue capturar Vênus, Terra e Marte em um só quadro; confira

A Solar Orbiter realizou algumas observações do espaço enquanto se dirigia a Vênus, e com ele, capturou mais dois importantes planetas do nosso Sistema Solar.