De acordo com análises do degelo nas principais geleiras da Groenlândia, o nível do mar não deve subir mais do que dois metros no próximo século. Para alguns, nada preocupante, mas para outros sim. Conforme os pesquisadores da Universidade de Washington, se o de gelo continuar nessa velocidade, o nível do mar poderá subir cerca de 80 centímetros até 2100.

Para Twila Moon, cientista e autora do estudo publicado no periódico científico Science, declarou, ela que, "Até agora, em média, analisamos uma aceleração de 30% no derretimento em 10 anos". Os estudos desta análise foram baseados em cima de dados de satélites que produziram mapas em mais de 200 geleiras da Groenlândia entre os anos de 2000 a 2010.

Vale lembrar que os mapas eram em movimento e nos dados de aceleração com que o gelo viaja pelo oceano, indicam que a contribuição do país para o aumento do nível do mar deve ser bem menor do que dois metros previstos anteriormente.

Algo óbvio de se concluir foi descoberto pelos cientistas, de que quanto mais rápido as geleiras se movimentarem, mais gelo e água elas liberarão para o oceano. Em um novo estudo foi possível analisar que existe um padrão complexo do comportamento do degelo na Groenlândia, onde todas as maiores geleiras que terminam em terra, se movem a uma velocidade de 9 a 99 metros por ano, sendo assim uma velocidade muito pequena.

O autor deste estudo, o glaciólogo, Ian Joughin, declarou que, "Nós não podemos analisar uma geleira por um século, mas sim podemos olhar duzentas por uma década e ter assim alguma idéia sobre o que está acontecendo".