A Nintendo prepara-se para divulgar hoje o seu primeiro prejuízo operacional. Empresa que foi criada em 1989 fabricando baralhos, foi atingida por uma queda muito grande em suas vendas de seus console Wii e de seus outros aparelhos como o DS e 3DS.

Há um ano, atrás, a companhia tinha como meta, vender 13 milhões de consoles Wii, 16 milhões do portátil 3DS e 11 milhões de DS; já em janeiro a Nintendo reduziu essa meta nos seus três principais produtos, deixando a previsão de vendas do Nintendo Wii na casa dos 3 milhões de unidades, para o 3DS em torno de 2 milhões e 1 milhão para o console DS.

Para Satoru Iwata, presidente-executivo da Nintendo, a culpa é a valorização do Iene e as fracas condições econômicas da Europa na queda de vendas de seus produtos. Iwata declarou que não é necessário ter que mudar de estratégia para o novo console da Nintendo, o Wii U, mas sim trabalhar em cima do marketing do produto.

Divulgado pela Reuters, analistas declararam que a Nintendo enfrenta uma grande mudança e assim será preciso que ela reduza seus negócios de hardware e com isso também, busquem lucros em cima dos seus games como o Super Mario para que a empresa possa voltar a ter o seu desenvolvimento normal.

Para muitos, a concorrente imediata da Nintendo é a Sony, mas não e sim a Apple, cujos seus produtos como o iPhone e o iPad trazem um suporte para games e ITV, espaço esse que já foi dominado pela própria Nintendo.