Um grupo de empresários milionários pretende explorar asteroides, entre eles está Larry Page, CEO do Google e o cineasta James Cameron. O grupo anunciou nesta terça-feira o nome da empresa que será responsável pela exploração, a Planetary Resources Inc. O objetivo da nova companhia será explorar os minerais preciosos como também água nos asteroides que passam perto da Terra.

De acordo com a empresa, a extração das riquezas nos corpos celestes será totalmente acessível com as novas tecnologias e ainda terão uma ótima repercussão para a humanidade. Além do mais irá gerar uma atividade econômica envolvendo milhares de dólares anuais.

O grupo disse que em um asteroide de 500 metros de comprimento deve abrigar uma quantidade de platina equivalente a todo material já extraído no nosso planeta.

"Muitos destes metais e minerais raros em nosso planeta se apresentam em quantidade quase ilimitada no espaço", destacou Peter Diamandis, cofundador e copresidente da Planetary Resources Inc.

"Ao mesmo tempo que o acesso a estes metais cresce, não apenas o custo de muitos equipamentos - desde microcomponentes eletrônicos até baterias - será reduzido, além de vermos surgir novas aplicações", disse. Os asteroides que passam perto do nosso planeta também são ricos em água e assim servirão como uma espécie de "oásis" para expedições de exploração espacial longínquas.

"A água é sem dúvida o elemento mais essencial no espaço e o fato de podermos ter acesso a asteroides que a contenham facilitará muito a exploração de nosso sistema solar", disse. "Mais além da função essencial da água para a vida, também se pode separar o oxigênio do hidrogênio que a formam", completou Anderson