Hoje terça-feira, 24 de abril ao entrar na página de busca do Google me deparei com um doodle interativo e não poderia deixar de relatar isso aos amigos da oficina da net.

Pois bem, hoje 24 de abril de 2012, a página de busca mais famosa do mundo, claro que estou falando do Google está homenageando o engenheiro elétrico sueco Gideon Sundback, o inventor do zíper, que para muitos é reconhecido também como fecho, ou até mesmo "reco"; uma invenção bastante simples que revolucionou a indústria do vestuário com sua criação. Gideon Sundback completaria hoje se estivesse vivo, 132 anos de idade.

Na verdade Sundback inventou o zíper para ser usado em botas femininas, mas com o passar do tempo ele mesmo aperfeiçoou sua invenção e passou a usá-lo em roupas. A idéia que é bastante simples mesmo, não passa de um fecho com base em dentes de metal com deslizador em Y que une os elementos laterais de forma única. E é o mesmo que hoje aparece na página do Google de forma interativa, ao qual, o usuário da página literalmente pode abrir o zíper ao clicar nele.

Gideon Sundback registrou sua invenção em 1914, sendo somente reconhecida em 1917