Como já havíamos divulgado aqui mesmo em nosso site, na última terça-feira, 17 de abril, o ônibus espacial Discovery recebeu uma festa com honras militares para marcar assim o fim de um programa de 30 anos de vôos espaciais tripulados nesta quinta-feira, 19 de abril de 2012.

Para o chefe da NASA, Charles Bolden, o programa de naves rendeu aos Estados Unidos uma infinita série de inovações e muitos momentos de orgulho, onde disse que, "Agora estamos felizes por compartilhar este legado com milhares de visitantes"; visitantes estes que se aglomeravam a espera de ver a famosa nave chegar ao Centro Steven F. Udvar-Hazy em Chantilly, na Virgínia, onde voluntários distribuíam bandeiras norte-americanas a seus visitantes.

Estavam presentes na cerimônia de encerramento do fim do programa de vôos espaciais norte-americano, a primeira piloto e primeira comandante de uma nave espacial a bordo da Discovery, Eileen Collins e o comandante do último vôo espacial desta nave, Steve Lindsey.

A partir de agora, a Rússia ficou como único país a realizar viagens ao espaço, tanto que para John Glenn, que foi o primeiro americano a voar na órbita da Terra em 1962, falou lamentando que, "Infeliz decisão de dar fim ao programa dos ônibus espaciais... mas espero que essa nave inspire nossas futuras gerações a voltar ao espaço".

As próximas naves a serem levadas ao descanso serão os ônibus espaciais Atlantis e Endeavour, que receberão o mesmo destino, onde a primeira será levada ao Complexo para Visitantes do Centro Kennedy e a Endeavour ao Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.