Terça-Feira, 17 de abril de 2012; essa data irá ficar marcada para os norte-americanos como a despedida do ônibus espacial Discovery, que realizou um sobrevôo dramático sobre a cidade de Washington rumo a seu descanso final, o museu nas proximidades da capital americana. Na verdade o último vôo da Discovery foi de carona em cima de um avião comercial adaptado pela NASA para transportar os ônibus espaciais.

Quando o mesmo passou sobre a capital norte-americana, a multidão que acompanhava a última viagem do ônibus espacial assobiava e saudava a sua última aparição nos céus, onde turistas se concentravam ao longo da National Mall, próximo ao monumento a Washington, com seus olhos fixos no céu para avistarem a nave branca e prata, que apareceu suja e desgastada das suas 39 viagens que realizou ao espaço.

Além dos turistas, funcionários de escritórios lotaram as janelas e subiram nas coberturas dos prédios para conseguir ver o último vôo da Discovery, já do lado de fora do Pentágono, militares e seus funcionários civis observavam a nave voar pela última vez.

As rodovias principais de Washington ficaram quase que paradas, à medida que seus motoristas desciam de seus carros para olhar para o alto, a fim de testemunharem o que viam... .

Joseph Allen, astronauta da NASA aposentado desabafou dizendo a um jornalista da CNN que, "Estou com os olhos lacrimejados".

A NASA destacou em seu Twitter oficial, como "Discovery em terra" logo após a nave aterrissar no Aeroporto Internacional Dulles.

Já na próxima quinta-feira, 19 de abril, será celebrada uma cerimônia para a apresentação oficial do ônibus espacial Discovery no Museu Nacional Aeroespacial Steven F. Udvar-Hazy Center, em Chantilly, subúrbio de Virgínia, na Califórnia.