O jornal britânico Daily Mail, publicou em sua edição que um estudo realizado por cientistas da Universidade de Edimburgo, sugere que crateras abertas por impactos de asteróides podem ser os melhores lugares para se encontrar vida no planeta Vermelho.

Conforme a publicação, os cientistas encontraram micróbios que se proliferaram por quase 2 km no interior de uma cratera nos Estados Unidos, logo após uma rocha espacial se chocar com Terra há 35 milhões de anos.

Esses estudos foram feitos através de perfurações na maior cratera no estado americano da Virginia, onde foram sim encontrados micróbios espalhado de forma desigual, que na verdade, ainda continuam a se espalhar no interior da rocha. Já para os cientistas acreditam eles que, além de proteger insetos de fenômenos como eras glaciais e do aquecimento global, as fissuras mais profundas permitem que nutrientes e água entrem e possam manter algum tipo de vida nas rochas.

Para Charles Cockell, professor de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo, os achados sugerem que o interior do solo das crateras em Marte possa ser um lugar onde a grandes chances de encontrar evidências de vida no planeta vermelho. Com isso os estudos continuarão até que se possa ter uma conclusão melhor dessa pesquisa.