Foi aprovado ontem, quinta-feira, 12 de abril pela Agência Nacional de Telecomunicações, as novas regras para o leilão que deve ser realizado no início de junho, sendo assim, as operadoras que vencerem o leilão da faixa de frequência de 2,5 GHz, ao qual será destinada a telefonia 4G, deverão ofertar o serviço a todas as cidades sedes da Copa das Confederações até abril de 2013 e ainda até dezembro do mesmo ano, para todas as subsedes da Copa do Mundo de 2014.

De acordo com os dados, todas as capitais do Brasil e municípios com mais de 500 mil habitantes terão a nova tecnologia até dezembro de 2014. Já as cidades com mais de 200 mil habitantes estarão recebendo esta nova tecnologia até dezembro de 2015 e as com mais de 100 mil habitantes, até dezembro de 2016.

Em dezembro de 2017, as demais cidades com até 100 mil habitantes também receberão a tecnologia 4G, destinada a telefonia. O relator da proposta, Marcelo Bechara, falou que, "Estamos passando a mensagem de que investir vale a pena; até porque aqueles que já fizeram investimentos irão poder utilizar a sua infraestrutura".

Sendo assim, a proposta que já foi colocada em consulta pública em janeiro e recebeu 2011 contribuições, poderá ser dividida em dois blocos de acordo com o relator da matéria o que para ele irá aumentar a competitividade da licitação.

Vale lembrar que pelas regras do edital, a Anatel irá primeiro leiloar as faixas para a zona rural e assim, se não houver interessados, elas serão juntadas ao leilão da faixa de 2,5 GHz e mesmo assim as operadoras que vencerem a licitação da telefonia de 4G deverão cumprir as metas propostas para a zona rural.