15 de março de 2012; foi descoberto na China fósseis de uma nova espécie humana com cerca de 11 mil anos. A pesquisa foi divulgada na revista científica norte-americana PLoS e nessa publicação é informado que os ossos encontrados possuem características diferentes, pois possuem uma mistura de traços humanos arcaicos e modernos.

De acordo com a matéria publicada na internet, no site português tvi24, os cientistas não possuem a menor idéia sobre a que árvore genealógica da evolução humana pertence essa espécie, mesmo tendo o encontrado com vários ossos e com o crânio.

Conforme Darren Cumoe, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, acredita ele que; "Estes novos fósseis poderiam ser de uma espécie até agora desconhecida, uma que sobreviveu até ao final da Era do Gelo há mais ou menos 11 mil anos atrás", revelou a AFP.

Cumoe ainda completou dizendo que, "Também poderiam descender das tribos de humanos modernos desconhecidos até agora, que emigraram da África muito antes e que não contribuíram geneticamente a populações modernas".

Para o grupo de pesquisadores, o "povo do veado vermelho" como foi denominada, pode ter sido contemporânea dos humanos modernos do começo da agricultura na China, ou a uma nova linha evolutiva que tenha existido em paralelo com a nova espécie. Esses fósseis foram encontrados entre os anos de 1979 a 1989, mas somente agora começaram a ser estudados.