Com a popularidade do seu sistema operacional, o Google resolveu intensificar a segurança na sua loja de aplicativos. O novo serviço de segurança que a companhia adotou se chama "Bouncer", ele é capaz de avaliar novos aplicativos carregados pelos seus programadores do Market.

O serviço realiza uma busca em softwares procurando por vias que possam causar algum dano e também analisa as contas dos novos programadores com a finalidade dos "reincidentes" não distribuirem novamente seus produtos, disse o Google, que ainda afirmou que o método vem dando resultados.

"Embora não seja possível impedir que más pessoas criem malware, o indicador que mais importa é determinar se esses maus aplicativos estão sendo baixados do Android Market -e sabemos que o volume vem caindo significativamente", afirmou Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de engenharia na divisão Google Android, em um post no blog da empresa quinta-feira.

De acordo com um executivo, após a implementação do Bouncer, a companhia já registrou uma queda de 40% no número de "downloads potencialmente nocivos" no Android Market. De acordo com a Lookout, uma empresa de pesquisa sobre segurança da computação, em um relatório publicado em dezembro de 2011, estima-se que US$ 1 milhão já havima sido roubado de usuários do Android em 2011.

Deste modo, Kevin Mahaffey, co-fundador da Lookout, elogiou as ações do Google."É excelente que o Google esteja trabalhando com a comunidade do Android a fim de oferecer uma alternativa a um processo manual de avaliação, porque isso permite que os programadores inovem rapidamente e ao mesmo tempo reforça a segurança básica dos usuários do Android".