De acordo com os cientistas, a maior tempestade solar desde 2005 continuará a enviar radiações ao nosso planeta até esta quarta-feira. A observação deste fenômeno esta sendo monitorada direto dos Estados Unidos, no Centro de Previsões de Clima Espacial, no Colorado, onde os cientistas estão cuidando todos os detalhes das erupções solares desde domingo passado.

De acordo ainda com esses cientistas, a radiação começou a chegar a Terra por volta das 15 horas de domingo, uma hora mais tarde do seu início. Na verdade, as erupções já estão ocorrendo desde antes, pois na quinta-feira, dia 19 de janeiro a Terra já havia sido atingida por elas, tanto que o nosso planeta teve seu campo magnético afetado por uma ejeção de massa da coroa solar após uma erupção ocorrida na superfície do Sol, isso conforme relatos dos astrônomos do Centro de Previsões de Clima Espacial dos Estados Unidos.

Já a agência governamental norte-americana, afirmou que a tempestade ganha força e há uma grande chance dessa massa atingir o nosso planeta, pois ela se dirige muito rapidamente em direção a Terra. Em nota, a agência diz que: "Devido a este fenômeno é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética,... a labareda solar associada alcançou sua máxima altura no dia 23 de janeiro", conclui a nota da NOAA.

Conforme um modelo informático feito pelo Centro de Previsões, este aponta que esta onda da tempestade terá seu ápice no campo magnético da Terra, hoje, terça-feira.

Mas o que realmente causará a Terra esse fenômeno? De acordo com os astrônomos, o principal problema será a interferência no funcionamento dos satélites, sendo um inconveniente em particular para os astronautas que estão no espaço.