No Brasil, muitos sites também estão aderindo ao manifesto contra os projetos de lei antipirataria que estão correndo na Câmara e Senado norte-americanos. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), por exemplo, está manifestando-se ao Sopa (Stop Online Piracy Act) e ao Pipa (Protect IP Act) com um aviso em sua página inicial que também aderiu ao blecaute, dizendo que "a liberdade e os direitos de usuários de internet no mundo todo estão ameaçados".

O Idec ainda lembrou que este não é o primeiro caso em que se envolve, no ano de 2011 a entidade realizou uma mobilização com o propósito de barrar a votação do PL Azeredo (PL 84/99), com uma campanha intitulada de "Consumidores contra o PL Azeredo". Esta campanha conseguiu mais de 16 mil assinaturas contra o caráter de crimes que eram propostas no projeto, que atualmente já está fora de pauta.

Sobre o blecaute o Idec comunica que: "Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira em relação ao projeto de lei e demais práticas, normas e medidas judiciais que ameacem a liberdade dos usuários de internet, ocorrerá nesta quarta-feira (18) a iniciativa #SOPAblackoutBR. A mobilização se concentrará num "apagão", ou seja, tirar blogs e sites do ar propositalmente por 12h (das 8h às 20h), exmplificando o quanto a internet e os usuários seriam prejudicados caso os projetos fossem aprovados".

O Idec ainda deixa claro que não somente os Estados Unidos serão atingidos caso esse projeto de lei seja aprovado, mas também todos os outros países que dependem de serviços e sites. "Apesar de ser um projeto de lei norte-americano, o SOPA não afetará apenas os EUA, mas todos os países que dependem dos serviços e sites utilizados diariamente, como o Youtube, Facebook, Google, Gmail, Twitter, entre outros, concentrados, em sua maioria, naquele país, e que podem ser bloqueados. É preciso lembrar também que muitos sites são hospedados nos EUA, mesmo os que não possuam TDL americano (sigla para o domínio de topo, um dos componentes do endereço de internet). Dessa forma, em ambos os casos o site estará sob legislação americana".