O VLT (Very Large Telescope), que são as lentes mais poderosas do mundo, no Chile, encontraram o maior objeto celeste já visto pelo homem. Trata-se de um enorme aglomerado de galaxias que ganhou apelido de El Gordo.

El Gordo é resultado da colisão entre dois aglomerados menores a vários milhões de quilômetros por hora. O fenômeno foi registrado a sete bilhões de anos-luz da Terra. As imagens foram divulgadas pelo ESO (Observatório Europeu do Sul).

O conjunto de galáxias está tão longe da Terra que sua luz demora 7 bilhões de anos para chegar até a Terra. Os dados foram divulgados em um encontro da Sociedade Astronômica Americana, realizado nesta semana em Austin, no estado do Texas. Segundo Felipe Menanteau, cientista da Universidade Rutgers e coordenador do estudo, o grupo de galáxias foi encontrado após uma distorção na "radiação cósmica de fundo" -- o registro pela primeira radiação do Universo, deixada pelo Big Bang, a explosão que teria iniciado o cosmo há 13,7 bilhões de anos.

"Este aglomerado tem mais massa, é mais quente e emite mais raios-x do que qualquer outro aglomerado encontrado a esta distância ou a distâncias ainda maiores", acrescentou. Os pesquisadores são da opinião de que estudar os aglomerados pode ajudar a entender, entre outros elementos, a matéria e a energia escura. A descoberta foi feita porque se detectou uma distorção da radiação cósmica de micro-ondas.

Aglomerados de galáxias gigantescos como este são exatamente o que estávamos procurando," disse o membro da equipe Jack Hughes, da Universidade Rutgers. "Queremos ver se conseguimos compreender como se formam estes objetos tão extremos, utilizando os melhores modelos cosmológicos disponíveis hoje em dia."