A agência espacial russa, a Roscosmos, informou nesta terça-feira, dia 22, que é possível considerar praticamente perdida a sonda interplanetária Phobos-Grunt. Por razões ainda desconhecidas a sonda não seguiu para Marte e ficou na órbita terrestre.

"É preciso ser realista. Se não conseguimos estabelecer comunicação (com a estação) durante tanto tempo, são poucas as possibilidades de levarmos essa missão adiante", declarou o subdiretor da Roscosmos, Vitaly Davydov, citado pela agência "Interfax".  Davydov disse ainda que somente daqui dois anos, aproximadamente, irá se abrir uma janela (período mais propício para voo), na qual a Phobos-Grunt já deverá ter perdido as suas funções.

"Não recebemos informações da estação. Simplesmente não entendemos o que aconteceu", admitiu Davydov.  O cientista disse ainda que pelos cálculos da Roscomos, a sonda deverá cair na Terra entre dezembro desse ano e fevereiro de 2012. "É interessante como se comportará (a estação), porque tem combustível a bordo. Se o combustível explodir, será de uma forma, e se não houver explosão, de outra", declarou Davydov.

Pelas razões citadas não há como dizer com certeza que fragmentos irão cair na Terra. A única certeza que há é que, a cápsula que traria 200 gramas de amostra do solo marciano irá cair em algum lugar. No entanto, para quem já está preocupado com a possibilidade de ser atingido por algum destroço pode ficar tranquilo. De acordo com o cientista, "Mas se calcularmos a probabilidade da cápsula cair na cabeça de alguém, esta com certeza será próxima de zero". A Roscosmos disse ainda que poderá indicar as coordenadas da queda dos destroços apenas com 24horas de antecedência .

Davydov disse ainda que se a expedição da Phobos-Grunt realmente falhou, a Roscosmos pretende estudar melhor se irá continuar com a expedição a Marte ou se irá pesquisar a Lua. "Talvez tenha mais sentido dar passos mais sérios na Lua. E no que se refere a Marte, pode-se apostar por trabalhar conjuntamente com nossos colegas estrangeiros", concluiu.

A Phobos-Grunt foi lançada no dia 8 de novembro e deveria concluir sua missão em 34 meses trazendo