A cápsula Soyus pousou nesta terça-feira com segurança na Terra após quase  seis meses na Estação Espacial Internacional, a ISS.  Na nave estavam o astronauta norte-americano Mike Fossum, o japonês Satoshi Furukawa e o russo Sergei Volkov, ela pousou na Terra ás 2h26 (0h26, horário de Brasília).

O pouso aconteceu na estepe coberta de neve na região central do Cazaquistão. "O pouso foi ótimo. Tudo foi bom", disse Volkov, o cosmonauta ainda fez o sinal de positivo após ser retirado da cápsula, que estava encontrava-se na cor preta devido as altas temperaturas na entrada da atmosfera.

Agora, com o encerramento do programa espacial da NASA, as únicas naves espaciais que poderão enviar tripulantes e materiais para a ISS são as russas.

A Rússia espera reconhecimento e que, com o sucesso do pouso a confiança em seu programa espacial seja retomada. Quem não lembra, em agosto, uma nave não-tripulada de carga levou à suspensão das missões espaciais, causando assim, um atraso relevante.

O grupo de astronautas que chegaram à Terra foram substituídos em órbita por Daniel Burbank, da NASA, e os russo Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin. Na semana passada,  o grupo realizou uma decolagem bem sucedida e assim, afastou as preocupações de que a estação permaneceria desocupada pela primeira vez na década.