Nesta segunda feira, Bill Gates, testemunhou em um processo antitruste movido pela Novell no valor de US$ 1 bilhão. A empresa está acusando a fabricante de softwares de enganá-la antes do lançamento do sistema operacional  Windows 95.

O caso está correndo há um mês no tribunal federal de Salt Lake City, nos Estados Unidos, no qual, o fundador da Microsoft foi o primeiro a testemunhar após seus advogados terem falado sobre o caso.  A Novel abriu o processo no ano de 2004, a sua alegação foi de que a companhia de Redmond havia violado as leis de antitruste através de acordos com outros fabricantes de computadores.

No depoimento, Gates contou que tinha 19 anos quando fundou a Microsoft. "Achamos que todo mundo teria um computador pessoal em cada mesa e em cada casa", disse ele. "Nós queríamos estar lá e ser os primeiros."

Os advogados na Novell falaram que a Microsoft não tinha razões legais para  fornecer acesso ao WordPerfect, porém, havia seduzido a empresa para trabalhar em uma nova versão e acabou retirando o apoio meses após a chegada do Windows 95. O advogado de Gates, por sua vez, disse que a empresa não continuou com o projeto porque o software ameaçava trancar o sistema operacional e ainda salientou que a culpa pelo fato foi da própria Novell que não conseguiu deixar o produto pronto a tempo na época.

A Novell continuou defendendo-se dizendo que mais tarde acabou por vender o WordPerfect  e que perdeu US$1,2 bilhão na época. A empresa disse ainda que Gates decidiu por não usar o software por ter medo que ele seria bom demais para o Windows 95. Onde irá para essa briga não sabemos, tampouco que  está com verdade, vamos aguardar e ver o que a justiça decide.