O tablet mais barato do mundo já está na Índia, ele já possui mais de 300 mil encomendas. O governo, em uma iniciativa de ampliar o uso da tecnologia nas diferentes classes socias, está disponibilizando o aparelho por apenas US$ 60.

O tablet chamado de "Aakash", entrará no mercado indiano no mês de dezembro, porém, os universitários do país já receberam o produto, que é fabricado pela empresa britânica Datawind, a um mês. "Não é preciso pagar antecipadamente para reservar um Aakash (céu, em sânscrito). Um operador vai oferecer a possibilidade de pagar pelo aparelho cerca de US$ 2 por mês", disse o presidente da Datawind, Suneet Singh Tuli, ao jornal local "Times of India".

Tuli disse ainda que, com a grande tecnologia que a empresa tem, "o acesso á internet poderá ser gratuito". O presidente da companhia disse ainda que "os governos de outros países como México, Sri Lanka, Egito, Tailândia, Brasil e Bangladesh demonstraram interesse em participar de programas semelhantes ao da Índia".

O aparelho pesa apenas 350 gramas, possui tela sensível ao toque de 7 polegadas, roda com o sistema operacional Android 2.2 e possui conexão Wi-Fi. Possui ainda duas entradas USB e 256 MB de memória RAM.