De acordo com uma pesquisa divulgada pela empresa de segurança Juniper Global Threat Center, quem costuma baixar aplicativos para dispositivos Android precisa ter muito cuidado. Conforme relatos da companhia, o número de malwares encontrados para a plataforma cresceu muito nos últimos tempos.

Entre junho de 2009 e junho de 2010 o número de ameaças virtuais  nos aplicativos para Android aumentaram 250%. Nos dias atuais a situação não teve mudança, quer dizer, pode-se dizer que apenas para pior. Em julho desse ano foi registrado um aumento de 10%, em agosto, de 18% e espantosos 110% em outubro e pasmem, para esse mês a tendência é só aumentar, chegando a 111%. Assim sendo, nos últimos quatro meses o aumento total foi de 472%.

A empresa de segurança confirmou ainda que 55% das pragas encontradas são spywares, isto é, que coletam informações do dispositivo e assim podem ser usadas por pessoas de má índole. O restante, 44%, são trojans de SMS.

A Juniper alegou que esta realidade só está acontecendo em decorrência da política libertária do Google em relação aos programas postados na sua loja de aplicativos. Ao contrário de companhias como Apple que fazem uma série de exigências para a publicação de qualquer aplicativo.

"Atualmente, cada malware lançado só existe porque vulnerabilidades continuam a prevalecer em quase 90% dos dispositivos Android que estão em uso. Os golpistas sabem disso e estão usando essas falhas para conquistarem acesso nos aparelhos a fim de obterem acesso a dados e serviços", concluiu o relatório.