As antenas do centro de vigilância do espaço profundo da NASA, situado em Goldstone, na Califórnia, estão em estado de alerta, isso mesmo; pois nessa próxima terça-feira irá passar pelo planeta Terra o asteróide 2005 yu55, que passará a menos de 324 mil quilômetros de distância do planeta, considerando que a distância entre a Terra e o Sol é de 384 mil quilômetros, o asteróide irá passar a frente do Sol.

Com 400 metros de diâmetros, o asteróide tem o equivalente ao comprimento de um porta-aviões, isso de acordo com os estudos realizados pela NASA. Outro radar que também se encontra em alerta e dará suporte ao centro de vigilância do espaço da NASA, é o potente radar do observatório de Arecibo, situado em Porto Rico.

De acordo com os cientistas da NASA, eles advertem que a influência gravitacional do asteróide não irá ter efeito detectável na Terra, como por exemplo, as marés e movimentos de placas tectônicas, sendo assim, ninguém precisa se preocupar com a elevação do mar, ou com algum terremoto, se isso chegar a acontecer, será um fenômeno isolado a essa situação.