O Ubuntu pretende se expandir nos próximos anos, de acordo com o fundador da Cononical, o software irá funcionar  não somente em computadores tradicionais como também em smartphones e televisões.

Em uma postagem de Mark Shuttlewortk, fundador da Canonical, intitulado como "Ubuntu on phone, tablets, TV’s and smart screens everywhere", em tradução livre "Ubuntu em celulates, tablets, TVs e telas inteligentes em qualquer lugar, disse que, em 2014, o sistema operacional terá funcionamento "em tablets, celulares, TVs e computadores embarcados desde carros até cozinhas, e irá conectar esses dispositivos simultaneamente com o desktop, servidores e com a nuvem".

O fundador ainda falou sobre a Unity, a nova interface, da versão atual do Ubuntu 11.10, que ela foi "desenvolvida com essa visão específica em mente. Enquanto que a interface para cada dispositivo é moldada de forma apropriada, os elementos principais do Unity são organizados exatamente da maneira que precisamos para criar coerência através de todos esses dispositivos".

Conforme ainda com Mark Shuttlewortk , depois que as comunidades da Canonical e Ubuntu se estabeleceram no desktop e nos setores de computação em nuvem e servidores, a empresa acabou investindo  no design e engenharia do Unity, por acreditar que as plataformas móveis e desktop devem se misturar em uma única plataforma no futuro. "Estamos convidando toda a comunidade Ubuntu - tanto comercial quanto pessoal - para trabalhar nessa possibilidade e projetar esse futuro - no qual o Ubuntu rode em celulares, tablets, televisões e PCs tradicionais, criando um mundo onde o conteúdo é disponível instantaneamente em todos os aparelhos, em uma forma que seja maravilhosa de usar".