Foi anunciado nesta quinta-feira pelo Facebook que irá construir um data center na cidade de Luleá, na Suécia. O data center do Facebook será semelhante aos moldes do Google construído na Finlândia. O investimento deste projeto deverá sair entre 329 milhões a 549 milhões de euros.

Mas o amigo deve estar se perguntando, porque na Suécia? Pois bem, respondo; o Facebook se beneficiará com as baixas temperaturas locais para assim economizar custos com a energia para a refrigeração dos servidores e pelo volume de registros de dados acessados fora dos Estados Unidos, só por isso. Mas mesmo assim, a manutenção dos equipamentos da data Center irá consumir 120 megawatts e assim custará cerca de 45 milhões de libras por ano.

A obra do data center do Facebook ocupará uma área do tamanho de 11 campos de futebol, com três enormes halls de servidores, isso segundo informações de agências de notícias internacionais. Para o diretor de operação da rede social, Tom Furlong, informou que sua equipe procurou em torno de 40 lugares na Suécia antes de escolher a cidade de Luleá.

Para Furlong, os altos volumes de dados registrados pelos 800 milhões de usuários da rede social, 25% deles são acessados pelo site fora dos Estados Unidos e por isso da idéia de procurar novos locais para os datas centers.