O Centro Espacial Alemão (DLR) disse nessa sexta-feira que o satélite, já desativado, ROSAT, deverá cair na Terra entre sábado e domingo.  Novamente mais um "lixo espacial" deverá sair de sua órbita e entrar na atmosfera terrestre.

De acordo com os cientistas, aproximadamente 30 fragmentos do ROSAT deverão atingir a atmosfera da Terra uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. No total, os  destroços o satélite desativado pesam 1,7 toneladas.

Igualmente ao último satélite que caiu na Terra em setembro desse ano, os cientistas não podem precisar o local exato da queda . ROSAT pesa 2,6 toneladas e poderá cair em qualquer ponto do planeta. Ele foi lançado no espaço no ano de 1990 e desativado 9 anos depois.

O ROSAT foi muito usado para investigar buracos negros, estrelas de nêutrons e fontes de raio-X no céu através do auxílio de um telescópio espacial.

O ultimo satélite que caiu na Terra, pesava 6,3 toneladas e a NASA afirma que seus destroços caíram ao mar, assim, não causando danos materiais. Bom, sabemos que a possibilidade de alguém ser atingido por algum destroço é mínima, mas não deixem de olhar para cima e prestar mais atenção entre sábado e domingo!