A Symantec, empresa norte-americana, alertou sobre um novo vírus que está circulando na web, ela é muito parecido ao Stuxnet, que causou vários prejuízos há alguns meses atrás.

O mais recente vírus está sendo chamado de Duqu, pois ele cria arquivos com o prefixo DQ.  A nova ameaça virtual foi descoberta em um laboratório de pesquisa ao qual avisou a Symantec no dia 14 de outubro.

O vírus Duqu tem em comum  grande parte do código fonte do Stuxnet, porém, seu objetivo é outro:  é reunir dados de inteligência e de bens de entidades como os das fábricas de sistemas industriais.

O Duqu pode estar ativo a mais tempo q se imagina, assim, podendo estar circulando desde dezembro do ano passado, apesar de ter sido descoberto somente agora. O vírus possui uma assinatura digital válida de uma empresa taiwanesa fabricante de componentes de informática.

A nova praga digital é capaz de manter comunicação com um servidor de controle, este que recebe informações e também fornece instruções ao vírus. O vírus já é programado para se desinstalar dos sistemas após 36 dias.