O famoso site de compartilhamento de vídeos da internet, o YouTube, lançou uma procura de jovens cientistas. O concurso está aberto para jovens entre 14 e 18 anos que gostariam de ver alguma de suas experiências realizada a bordo da Estação Espacial Internacional.

Quem tiver interesse poderá se inscrever sozinho ou em grupo de no máximo três integrantes. Os participantes do "Space Lab in YouTube" precisarão realizar um vídeos de até dois minutos descrevendo uma experiência ligada aos domínios das Ciências da Vida ou da Física e enviar ao YouTube até o dia 7 de dezembro desse ano. No dia 3 de janeiro de 2012 o YouTube irá anunciar os 60 finalistas e partir disso comerá a votação dos júris e também dos internautas.

O júri será presidido pelo físico e cosmólogo britânico, Stephen Hawking, é composto pelos astronautas Frank De Winne, Samantha Cristoforetti e Timothy Peake da Agência espacial Europeia (ESA), Leland Melvin da Agência Espacial Norte-americana (NASA), Akihiko Hoshide da agência japonesa JAXA, Chris Hadfield da CSA da Agência Espacial Canadiana (CSA) e o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté.

No final, apenas dois ganhadores. Um, na categoria entre 14 e 16 anos e o outro, entre 17 e 18 anos. Os vencedores poderão optar entre dois prêmios: Uma viagem ao Japão para asssitir ao lançamento da sua experiência a bordo da nave de carga HTV ou uma viagem até a Cidade das Estrelas, na Rússia , e participal de um treino espacial.