No último trimestre do ano, de julho a setembro, foram realizadas no Brasil 1,5 milhão de troca de operadoras de telefonia móvel e fixa, mantendo o número original. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), uma entidade que regula a portabilidade numérica no país, disse que 562 mil, o equivalente a 37% das migrações ocorreram por assinantes de telefones fixos, o restante, 948 mil, 63%, por usuários de telefone móvel.

Desde o início de2011 até setembro, a entidade confirmou o movimento de 4,1 milhões de transferências de operadoras. A ABR Telecom registrou ainda que, desde o início da implantação da portabilidade numérica que aconteceu no primeiro dia de setembro de 2008 até setembro de 2011, aconteceu 12,10 milhões de transferências. Sendo que, 34% com usuários da telefonia fixa e 66 de telefonia móvel.

O processo da implantação da portabilidade numérica no país aconteceu de forma gradativa no calendário. Assim, no dia 2 de março de 2009, o serviço já podia ser usado por todos os usuários de qualquer operadora em todo o país.