A Nokia, maior fabricante em número de celulares no mundo, irá demitir 3,5 mil pessoas. O ato deve-se a segunda reestruturação  da fábrica em um momento que está sofrendo com a queda nas vendas e consequentemente no lucro. Os cortes anunciados hoje fazem parte de um plano de economia, tentando reduzir os custos de 1 bilhão de euros.

Stephen Elop, presidente-executivo da Nokia, disse nessa quinta-feira que a empresa pretende ainda fechar uma fábrica e ainda surgir um novo presidente para a joint-venture Nokia Siemens Network.

A empresa irá fechar uma fábrica recente, que funciona a apenas quatro anos em Cluj, na Romênia, e assim, 2,2 mil postos de trabalho serão cortados. Esta unidade localizada em Cluj produz celulares mais simples que os atuais smartphones.

A companhia anunciou ainda que as demissões não para por aí, serão cortados 1,3 mil postos de trabalho na unidade que inclui o serviço de mapeamento digital, a Navteg.  A empresa está ainda avaliando fábricas localizadas em outros países como na Finlândia, México e Hungria para o próximo ano. Deste modo, mais pessoas poderão perder o trabalho em 2012.