De acordo com informações da Agência de Notícias Reuters, cientistas climáticos estão muito preocupados com o aquecimento global, pois segundo eles, o calor "perdido", ou o aquecimento que não estamos sentindo, pode estar escondido no fundo dos oceanos e assim disfarçadamente mascarando os efeitos do aquecimento global vindo das emissões de gases do efeito estufa.

Conforme a descoberta é muito importante ficar acompanhando a elevação na geração de energia e de calor no sistema terrestre, isso tudo, por conta do impacto no clima de hoje e no futuro. Entre os anos de 2000 e 2010, foi sem sombra de dúvidas a década mais quente em mais de um século, mas teve um ano mais quente ainda, o ano de 1998, que bateu todos os recordes de temperatura até hoje registrados, 2010 até que conseguiu se aproximar muito de 1998, mas não ultrapassou os números daquele ano.

Os cientistas calcularam que a temperatura mundial deveriam ter se elevado mais, mas não foi na mesma proporção. Eles descobriram também que as emissões de gases do efeito estufa cresceram durante a década, e assim os satélites mostraram uma elevada diferença entre a luz do Sol e a radiação emitida.

O que deixava intrigado os cientistas era que parte do calor que chegava a Terra não ia embora, mas as temperaturas não estavam aumentando como se estimava e ai ficava a pergunta, "Para onde esse calor perdido ia?", pois bem, descobriram eles através de simulações feitas em computadores que a maior parte desse calor ficava preso em camadas mais profundas dos oceanos, muito abaixo dos 300 metros, e assim, as temperaturas não subiam conforme o esperado.

Em suas conclusões publicadas no jornal Nature Climate Change, contam eles, os cientistas que; "Este estudo sugere que a energia perdida tem, na verdade, queimado no oceano..., o calor não desapareceu, portanto não poder ser ignorado e ele tem conseqüência sim".

De acordo com o co-autor do estudo, Kevin Trenberth, do NCAR, todas as simulações indicaram que a temperatura global subirá vários graus neste século; mas também todas as simulações mostram períodos em que as temperaturas irão se estabilizar antes de subirem, sendo assim, durante esse período o calor extra vai continuar se movendo para o fundo dos oceanos, devido a mudança na circulação das águas marítimas, diz ele juntos com seus colegas.

OFICINA DA NET DESEJA NESTE DIA 20 DE SETEMBRO UM FELIZ DIA DOS GAÚCHOS.