De acordo com a Reuters, a TIM anunciou hoje, quinta-feira, dia 15, que irá realizar uma oferta pública de ações com a finalidade de movimentar aproximadamente 2 bilhões de reais.

Esta oferta irá acontecer após a empresa TIM ter adquirido ativos da AES no Brasil, por 1,6 bilhão de reais em julho deste ano. A empresa de telecomunicações irá ofertar 190.796.858 ações ordinárias, assim, de acordo com o fechamento da ação da TI, no valor de R$ 9,04, a TIM poderá levantar o equivalente a 1,72 bilhão de reais.

A Telecom Itália informou hoje que tem intenção de comprar ações na operação capital anunciada pela sua unidade brasileira TIM Participações pois não pretende diminuir sua participação no mercado brasileiro.

De acordo com o comunicado divulgado pela Telecom Itália, sua subsidiária TIM Brasil, na qual detém controle de 100%,  vai ofertar uma fatia de 66,94%, total de ações a que tem direito como acionista majoritária.

"A quantia exata do aumento de capital será determinada após o recebimento das ofertas e levando em conta a opção de um lote suplementar de ações (greenshoe) de no máximo 15%, que será exercido no caso de uma demanda excepcional", diz o texto

De acordo com a Telecom Itália, o aumento de capital vai contribuir para o financiamento  da expansão da infraestrutura da rede fixa e móvel da TIM, que assim poderá "agarrar as substanciais oportunidades de negócios oferecidas pelo mercado de telecomunicações brasileiro".