Quarta-feira, 14 de setembro, conforme a Brand Finance, o Google é a companhia que possui a marca mais valiosa do mundo, seguida pelas marcas Apple, Microsoft e IBM. De acordo com os dados, o valor da marca Google chega à casa dos US$ 48,2 bilhões e nessa pesquisa pela primeira vez, a Apple ultrapassou a Microsoft, com um aumento de 33% em relação ao seu valor.

A Brand Finance afirma que a conquista da Apple sobre as outras marcas, se deve muito ao design inovador, lealdade de seus consumidores e as atividades que a marca desenvolve em seu marketing.

No ano passado quem liderou essa pesquisa foi o Wal Mart, mas em 2011 perdeu espaço para as marcas do setor de tecnologia e acabou na 5ª posição; outras marcas mundialmente conhecidas também não conseguiram ocupar o posto de primeiro lugar, como no caso da marca Coca-Cola, que no ano passado ocupava a 3ª colocação e nesse ano caiu para 11ª posição, já a IBM, permaneceu na 4ª colocação.

Outros mercados estão tendo suas marcas mundialmente conhecidas, como é o caso de mercados emergente como a Índia e China, que tem tido um crescimento significativamente grande; o mercado brasileiro também tem suas marcas aparecendo nesta pesquisa, com o Bradesco, o Itaú, Banco do Brasil e a Petrobrás, que ficaram respectivamente na 36º, 51º, 92º e 99º posições.

Mas o amigo leitor deve estar se perguntando, quem é a Brand Finace, pois bem, a Brad Finace é uma empresa de consultoria inglesa que divulga as 100 marcas mais valiosas do mundo, onde leva em conta para classificar cada empresa; a força da marca, alterações políticas, economias, potencial futuro em relação aos seus concorrentes e a concorrência nos últimos seis meses.

Neste site você poderá ver a lista completa das 100 maiores marcas do mundo. http://www.brandfinance.com/images/upload/top_100_global_brands_2011_results.pdf