Nesta última segunda-feira o Observatório Europeu do Sul, o ESO, anunciou a descoberta de 50 novos planetas fora do Sistema Solar. A maior delas foi à descoberta do planeta denominado HD 85512b, com uma massa de apenas 3,6 vezes a massa da Terra.

Para os cientistas, a maior descoberta foi à possibilidade de existir água na forma líquida neste planeta, pois para os astrônomos o novo planeta é muito semelhante a nossa Terra, onde o HD 85512b ocupa uma zona de habitualidade, com condições ideais para a existência de vida.

O líder da descoberta, Michel Mayor, falou que; "Nos próximos dez a vinte anos deveremos ter uma primeira lista de planetas potencialmente habitáveis na vizinhança do Sol. Antes que seja preciso fazer experiências futuras para procurar possíveis assinaturas de vida nas atmosferas dos exoplanetas com o espectroscópio, é bom ter sim uma lista de vários planetas," declara ele.

Sendo assim, parece-me que em breve os cientistas irão descobrir enfim um planeta que poderemos também habitar, será?