Conforme a ONU, o número de telefones móveis nos 49 países classificados como países em desenvolvimento, pularam de dois milhões em 2000, para duzentos e oitenta milhões em 2010, um aumento de 13.900%, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações. O continente asiático é o maior responsável por esse grande número no crescimento, em especial os países da China e Índia, que juntas somam mais de 30% de todos os celulares e smartphones do planeta.

José de La Peña, responsável pela área de Debate e Conhecimento da Fundação Telefônica na África, descreveu que há menos de cinco aparelhos a cada dez habitantes, mas mesmo assim, a telefonia móvel tem sido um dos fatores do avanço econômico na região. Ainda de acordo com Peña, tudo isso graças à melhoria nas telecomunicações e a disponibilização de serviços que ajudam a suprir a carência de infraestrutura do continente.

Para Peña, a grande evolução da telefonia móvel para o futuro será a internet das coisas, isso tudo em um ecossistema que tem como tendência estar baseado em sensores que irão copilar dados e as reenviar, de forma automática, a centros de dados e aplicações de usuários. Eu seu dados La Peña conta que, em 20 anos, haverá cerca de 50 milhões de aparelhos conectados à rede no mundo, e assim interligando ainda mais os povos.