A HP informou nesta sexta-feira que irá parar de fabricar tablets e smartphones, sendo assim, tirará do mercado e de sua linha de produção o equivalente a seis produtos, ou seja, seis opções de compras ao consumidor.

Alguns desses aparelhos não conseguiram completar três meses de vendas, como por exemplo, o tablet Touchpad, que chegaram as lojas norte-americanas em julho deste ano. Já o Palm Pre 2, lançado em outubro do ano passado, também será retirado de circulação.

A HP tomou esta decisão após realizar uma pesquisa de mercado e vendas sobre seus produtos, aonde chegou a conclusão que a demanda do público por aparelhos com webOS, é muito baixa, não valendo a pena manter no mercado. De acordo com esse relatório, realizado pela comScore, o webOS era utilizado por apenas 3% dos seus usuários de smartphones, número bastante baixo comparado a seus concorrentes, como o Google, Apple e Microsoft.

Além da baixa aceitação do sistema webOS, alguns produtos também não caíram no agrado de seus clientes. Segundo dados não confirmados, a Best Buy teria comprado 270 mil tablets HP no mês do seu lançamento e vendido até então somente 25 mil unidades, mais um motivo para a retirada deste produto das prateleiras.

Os produtos que serão retirados da linha de produção são: Palm Pre2, tablet Touchpad, smartphone Palm Pre3, Palm Pixi, o Veer e o iPAQ Glisten, todos esses serão aposentados.

Sendo assim, que pensou em comprar um destes aparelhos é melhor pensar um pouco e achar outra opção de compra, ou até mesmo que sabe adquirir o seu antes mesmo que terminem nas prateleiras das lojas.