De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos, há evidências que a base de dados de fotos do Facebook pode também ser usada para identificar pessoas que estão circulando na rua.

Os pesquisadores, para provar os fatos, usaram como base de dados de fotos os perfis de alunos da própria universidade e assim, utilizaram a tecnologia de reconhecimento facial para reconhecer os alunos em questão no momento em que eles olhavam para uma webcam.

O resultado foi surpreendente. Os pesquisadores usaram cerca de 25 mil fotos retiradas do perfil do Facebook, a partir disso, eles desenvolveram um software que conseguiu reconhecer sem erros 31% dos estudantes após menos de três tentativas de comparação.

Os pesquisadores desenvolveram também outro teste, neste, compararam 277.978 fotos do Facebook com outras seis mil fotos de outra rede social conhecida. Neste caso o software conseguiu reconhecer apenas 10% dos membros.

Para acentuar ainda mais o resultado da pesquisa, o grupo criou um aplicativo para ser usado em iPhone que é capaz de tirar uma foto de alguém,enviar ao software e após exibir na tela o nome e dados na pessoas fotografada.

A rede social de Mark Zuckerberg não costuma ser o único site que armazena fotos de seus usuários, outros como o Linkedln e Google+ também praticam o ato.  Este estudo, além de curioso, provocou também questões como a falta de privacidade dos usuários perante uma rede social.