Após pesquisa de 230 anos, astrônomos descobrem enfim moléculas de oxigênio no espaço. A descoberta foi realizada pelo Telescópio Herschel, em uma região de formação estrelar na nebulosa de Órion, a cerca de 1.500 anos-luz da Terra.

Conforme os astrônomos, átomos individuais de oxigênio são comuns no espaço, principalmente em torno de estrelas, mas como o encontrado na nebulosa Órion é diferente, pois se trata de oxigênio molecular, onde é formado por dois átomos de oxigênio ligados, e assim constitui cerca de 20% do ar que respiramos na Terra e nunca antes encontrado no espaço.

O oxigênio que fora divulgado agora, já havia sido encontrado há muitos anos e muitos anos atrás, mas só agora com a confirmação, os astrônomos puderam divulgar essa molécula simples existente no espaço. O oxigênio encontrado no espaço não é em volume grande, e os astrônomos revelam que as moléculas estavam aprisionadas dentro de minúsculos grãos de gelo que com uma formação estrelas se aquecem, liberando água que foi convertida em oxigênio.

Segundo os pesquisadores, as pesquisas continuarão em busca de oxigênio em outras regiões de formação estrelar. De acordo com Bill Danchi, cientista da NASA, falou que, "O Herschel está provando ser uma ferramenta poderosa para investigar este mistério sem solução; o observatório oferece aos astrônomos um poderoso meio de olhar para todo um novo conjunto de comprimento de onda que revelam onde o oxigênio pode estar escondido".