Nesta quarta-feira a McAfee divulgou um relatório preocupante. De acordo com a McAfee, um ciberataque pode ter durado por cinco anos consecutivos e infiltrados nos computadores rouboram dados de muitas multinacionais e até da Organização das Nações Unidas, atingindo um número de 72 organizações.

Os nomes das vítimas não foram divulgados, apenas há indícios que 14 países sofreram o ataque, a maioria aconteceu nos Estados Unidos e Canadá. Das 72 empresas atingidas, estão três da indústria eletrônica, duas de segurança computacional, duas de TI e uma de serviço de informação.

O relatório da McAfee relata dados que podem esclarecer quais companhias sofreram os ataques. A McAfee cita uma "empresa taiwanesa de eletrônicos", esta teve seu sistema afetado por oito meses no ano de 2007. Outra empresa seria uma do "setor de eletrônicos nos Estados Unidos", que teve seus dados roubados por mais de um ano em 2008. Há ainda relatos sobre uma empresa "canadense no setor de TI", que foi roubada durante quatro meses.

O vice-presidente da McAfee, Dmitri Alperovitch, assina o relatório de análise dos dados que comenta sobre a "diversidade das vítimas que foram surpreendidas pela audácia dos invasores".

Os primeiros ataques virtuais, de acordo com o relatório, iniciaram na metade do ano de 2006, para tanto, empresa não exclui a possibilidade de ataques anteriores a data. A McAfee não divulgou de quais países surgiram os ataques, para tanto, diz que já notificou as autoridades sobre os fatos ocorridos.

Ao que sabemos, já há muitas especulações sobre qual país teria sido o responsável pelas invasões, muitos estão culpando a China, mas o país defende-se dizendo que também foi alvo dos ataques. Com todos esses ataques divulgados uma certeza nós temos: A internet não é o lugar mais seguro para guardar informações sigilosas. Pelo jeito, nem as companhias relacionadas a área de segurança escaparam dos ciberataques.