Na Universidade do Estado de Ohio, astrônomos estão trabalhando juntamente com físicos médicos e oncologistas para desenvolver um novo tratamento por radiação para o câncer. Esse novo tratamento deverá ser mais efetivo contra tumores e menos letal a saúde do paciente.

Estudando como elementos químicos emitem e absorvem radiação dentro de estrelas e próximos a buracos negros, astrônomos descobriram que metais pesados como ferro emitem elétrons com baixa energia quando expostos a frequências de raios-x com energia específica.

Essa descoberta trás a possibilidade de implantes feitos com certos elementos pesados que permitirão aos médicos acabar com tumores utilizando apenas elétrons com baixa energia. Esse procedimento seria significantemente menos agressivo que os utilizados hoje em dia. Além disso, os implantes poderiam melhorar o diagnostico do câncer.

No dia 24 de Junho, no Simpósio Internacional de Espectroscopia Molecular, a pesquisadora Sênior Sultana Nahar da Universidade do Estado de Ohio apresentou a todos as simulações que ela e sua equipe fizeram para os elementos ouro e platina juntamente com o protótipo de um aparelho que gera raios-x na frequência correta para estes elementos.

Suas simulações sugerem que ao atingir um único átomo de ouro ou platina com uma pequena dose de raios-x produz mais de vinte elétrons de baixa energia. "Como astrônomos nós usamos física e química para entender o que acontece nas estrelas. Mas agora estamos muito animados para aplicar esse mesmo conhecimento no tratamento do câncer. Nós acreditamos que nanopartículas embutidas em tumores podem absorver raios-x eficientemente causando assim liberação dos elétrons que matariam células cancerígenas", disse Nahar. E ela completa dizendo "Com a espetroscopia de raios-x podemos dizer quais as energias necessárias e quais átomos ou moléculas são mais efetivas em cada tratamento".

Nahar e Anil Pradhan descobriram que em frequências particulares de raios-x quando atingem elétrons de metais pesados causam uma vibração destes elétrons que se libertam de sua órbita ao redor do núcleo criando um gás eletricamente carregado, ou plasma, ao redor dos átomos em escala nanométrica. Eles apelidaram seu novo conceito médico de Resonant Nano-Plasma Theranostics (RNPT) sendo que a última palavra é uma junção das palavras inglesas "therapy" (terapia) e "diagnostics" (diagnósticos).

Traduzido e adaptado de: http://www.sciencedaily.com/releases/2011/06/110624111946.htm

Enviado pelo colunista: Lucinao Infanti de Paula