O universo é repleto de coisas estranhas e maravilhosas. Os mais recentes estudos indicam que o objeto classificado como GRB 060614 (uma explosão de raios gama) é, provavelmente, um dos mais estranhos e maravilhosos de todos. A explosão GRB 060614, ou explosão de Ralph como ficou conhecida, foi detectada pelo satélite Swift da NASA em 14 de junho de 2006 como sendo uma explosão de raios gama com propriedades um tanto quanto diferentes.

Explosões de raios gama são as mais poderosas e destrutivas explosões do universo. Elas, no geral, ocorrerem de duas formas: explosões de longa duração, normalmente causadas pela súbita liberação de energia que ocorre quando uma estrela colapsa em um buraco negro  criando um evento conhecido como supernova. E explosões de curta duração, que normalmente ocorrem quando estrelas de nêutrons (estrelas superdensas) colidem.

A explosão de Ralph durou 102 segundos, o que a coloca sem sombra de dúvida na categoria de explosões de raios gama de longa duração. Mas existe um problema: nenhuma supernova foi observada nas vizinhanças dessa explosão, algo nunca antes visto pois onde há explosões de raios gama de longa duração há supernovas. Os cientistas então estavam preocupados pois, de acordo com eles: "estamos em território novo, não temos teorias para nos ajudar a entender o que está acontecendo".

Agora, cinco anos depois, uma teoria surgiu: a explosão GRB 060614 poderia ser um buraco branco. Um buraco branco é um objeto teórico que existe como um possível resultado das equações de Einstein da relatividade especial. O buraco branco tem basicamente o mesmo funcionamento de um buraco negro, mas ao contrário. Se um buraco negro é um objeto que suga tudo que estiver próximo a ele, um buraco branco é um objeto que expele tudo que estiver próximo a ele.

Muitos físicos podem argumentar que não, mas ao que tudo indica a explosão de Ralph parece ser o primeiro buraco branco já observado. Porém até sua comprovação, que pode demorar anos, o que existe é apenas uma possibilidade.

 

Enviado pelo colunista Luciano Infanti de Paula