De acordo com levantamentos divulgados pelo Google, o Brasil é país que mais realiza pedidos de remoção de conteúdos do maior site de buscas, em serviços como o YouTube, Orkut e o Picasa.O maior site de buscas afirmou que entre o mês de julho e dezembro recebeu 263 pedidos de remoção de algum conteúdo à pedido do governo ou mesmo da Justiça brasileira.

Outros países possuem números elevados, para tanto o Brasil está no topo de pedido de remoção de algum tipo de conteúdo. Na lista segue a Coreia do Sul, com 139 pedidos e, atrás, a Alemanha, com 118. O Google acredita que o alto número de pedidos deve-se ao fato da campanha eleitoral que ocorreu no ano passado.

Outra explicação do Google é o sucesso que o Orkut faz no Brasil, assim, muitas pessoas apelam pelo intermédio da justiça para que certos conteúdos sejam retirados da rede social.

O Brasil também faz parte de outro ranking, o de pedidos de dados de usuários. O país só perde para os Estados Unidos, que recebeu 4.601 pedidos, o Brasil por sua vez, obteve 1.804 e a Índia, em terceiro lugar, com 1.699 pedidos.

O Google salienta que a divulgação de dados tem como principal objetivo melhorar a transparência ao que se refere as informações solicitadas pelo governo ou mesmo pela justiça dos países em questão.