A Federal Trade Comission (FTC), que é um órgão regulador vinculado ao governo americano, realizou hoje uma notificação ao Google devido a uma grande investigação que será realizada no seu site de busca.

De acordo com a reportagem veiculada no Jornal The New York Times, a FTC pretende analisar a maneira em que o maior site de buscas realiza a ordenação dos resultados de buscas e mostra anúncios afins aos termos digitados pelos usuários.

O conselheiro do Google para o serviço de busca, Amit Singghal, em nota no blog oficial, disse que tem muito respeito pelo serviço do FTC, porém o Google ainda não entendeu quais são as reais preocupações do órgão. "Usar o Google é uma escolha e existem diversas outras escolhas disponíveis para pesquisas informações pela web", disse Singhal.

De acordo ainda com Singhal, em 13 anos o Google "construiu um modelo que mudou a forma como as pessoas encontram respostas e ajudou empresas a criarem empregos e se conectar com novos consumidores".

O Google, apesar das dúvidas e argumentos sobre a investigação irá cooperar com a FTC nos próximos meses, fornecendo todas as informações que julgarem necessário. O órgão fiscalizador está levantando informações desde novembro de 2010 e agora dará início a investigação.