Conforme a Agência de Notícias Reuters, os usuários da linha de computadores e notebooks da marca Apple, o Mac, terão que ficar em "alerta" nesses próximos dias. Especialistas em segurança na internet informaram que a grande possibilidade de criminosos da computação invadir computadores da marca por meio de malware, digo, falsos programas antivírus.

Com o grande crescimento na procura por computadores da Apple, hackers que somente se concentravam em criar software prejudicial para máquinas com sistema operacional Windows, da Microsoft, agora estão focando seus alvos na linha com sistema operacional da empresa da "maça", que esta se tornando alvos mais atraentes.

Conforme disse Dino Daí Zovi, co-autor de The Mac Hacker’s Hanbook, falou que; "Apenas quando uma plataforma conquista determinada porção de mercado ela se torna lucrativa para que um malware a ataque e à medida que o Mac se torna mais popular, cresce o número de ameaças".

Na semana passada, o grupo de segurança McAfee, confirmou o aparecimento de uma corrente constante de vírus disfarçados de programas antivírus. Mas a patrulha continua na internet contra uso de malware, comentou Dave Marcus, um dos pesquisadores da empresa.

O falso antivírus é baixado para computadores quando o usuário clica em links dúbios oferecidos por programas de busca para assuntos comuns de pesquisa, assim os programas se espalham por meio de links distribuídos via e-mail, mensagens de Facebook e até mesmo através do Twitter.

Cada vez mais difícil de dar uma segurança maior a computação, por proliferação de aparelhos interconectados registrados nos últimos anos, as empresas de seguranças de internet estão tentando se aperfeiçoar e se alertarem aos ataques de hackers. Um exemplo recente, foi o ataque a rede da PlayStation Network, da Sony, onde hackers conseguiram invadir contas e informações de 100 milhões de usuários, tornando-se o maior roubo online já registrado.

Operado sempre de forma camuflada, o malware tem por finalidade, obter dados pessoais a aplicativos como programas falsos de antivírus, onde o objetivo é de gerar oportunidade de ganho aos hackers.

Conforme pesquisa feita pela empresa McAfee, essa estima que em 2011, terá um aumento no nível de sofisticação de conteúdo malware disfarçado como e-mail, elaborados com o intuito de enganar os usuários. Sendo assim, nunca é demais estar alerta com esses tipos de programas ou e-mail.