Ontem, a Intel anunciou que pretende revolucionar o processamento de informações. A grande promessa para isso são os novos transistores Tri-Gate 3D. Esta nova tecnologia da Intel foi construída tridimensionalmente e promete um excelente aumento na velocidade de processamento, e ainda, o consumo de energia deverá ser menor.

Conforme detalhes anunciados pela fabricante, o Transistor Tri-Gate 3D é um "importante marco na revolução de transistores". O uso de transistores é essencial em todo circuito integrado, assim, os microprocessadores dos computadores, que são formados por milhares de transistores, transferem informações na forma de sinais digitais.

Com a nova arquitetura da Intel, em 3D, os transistores passarão a fornecer as informações tanto em vias horizontais como em verticais, diferente dos atuais, que são planos. Com essa mudança, a velocidade será muito superior comparada com a atual. Conforme a Intel, com a estrutura tridimensional, a velocidade deverá ser 30% maior que a velocidade que encontramos nos dias atuais. O consumo de energia deverá cair em 50%.

No vídeo de apresentação dos novos transistores, a Intel diz que eles serão usados para fabricar os novos processadores, chamados de Ivy Bridge, estes, que serão os "primeiros microprocessadores produzidos em larga escala no mundo". Conforme o site Engadget, os novos transistores da Intel não serão usados apenas em tecnologia de ponta, mas também irão ser utilizados em aparelhos pessoais, como computadores, tablets e celulares.

 

Vídeo apresentando:

[video]http://www.youtube.com/watch?v=SB706hhCDZc&feature=player_embedded[/video]