Primeiras fotografias tiradas pela sonda Messenger que está na órbita de Mercúrio, chegam a NASA. A imagem e da parte sul do Planeta, na foto dá pra se ver a enorme cratera Debussy, cratera essa formada pelo impacto de um grande meteoro.

A oeste da cratera Debussy, mais propriamente dito, ao lado esquerdo, está a cratera Matabei, menos e com raios escuros. Segundo cientistas esses raios são provenientes de material que estavam nas profundidades do planeta, e com a colisão de um meteoro ejetou esse material para a superfície do planeta.

Na parte de baixo da fotografia da para ver a superfície próxima do Pólo Sul, que até o momento não havia sido registrado por nem uma sonda espacial. Já havia registros de fotos do Planeta tiradas a partir da Terra, mas nenhuma dessas fotos aparecia à região do Pólo Sul.

A Sonda Messenger, que no português quer dizer Mensagem entrou na órbita do Planeta Mercúrio no dia 17 de março, depois de três tentativas. Pelos próximos três dias, a sonda vai tirar mais de 1185 fotos do Planeta, com o Mercury Dual Imaging System, máquina está capaz de tirar fotografias coloridas de lugares desconhecidos e de retratar a topografia do Planeta Mercúrio perfeitamente.

Neste transporte feito pela NASA, dentro da sonda Messenger, há seis instrumentos que irão estudar o planeta pelo período de um ano. Segundo a NASA, até o dia 4 de abril a sonda espacial estará em preparação, para dai sim dar início aos trabalhos no Planeta Mercúrio.

Durante esse tempo de preparação, que poderá vir a ser prolongado, caso seja necessário, espera-se que a MDIS obtenha mais de 75 mil fotos, com uma quantidade de informações superior a 12 Gigabytes, dando a NASA bastante embasamento sobre o Planeta e assim realizar um belo trabalho de pesquisa.