A Microsoft lidera o mercado de e-mail no Brasil, cerca de 47 milhões de usuários do Hotmail vão poder usufruir das novidades da nova caixa de entrada.

As melhorias foram bastante significativas. A organização da página esta mais limpa, melhor navegável principalmente para aparelhos móveis, e mais integração com ferramentas sociais.

O Hotmail é alvo de queixas de muitos usuários de smartphones, dado a dificuldade em realizar algumas tarefas simples, como filtrar mensagens e enviar arquivos pequenos como fotos em JPG. Agora com as melhorias, a Microsoft sente-se a preparada para superar os rivais.

Filtros

Foram criados novos filtros para a caixa de entrada, que podem ser aplicados com um clique. Por exemplo, você pode mostrar apenas mensagens relacionadas a redes sociais, grupos de discussão, apenas mensagens não-lidas ou ainda somente de seus contatos, esta novidade está sendo muito bem vista pelos usuários que testaram a aplicação, afinal você não precisa estar criando grupos para refinar seus e-mails.

Segundo a Microsoft, 80% do que pode ser considerado Spam não é unanimidade entre os usuários. "O que é Spam para mim pode ser uma newsletter para outro usuário", diz Brian Hall, gerente-geral da Microsoft para o Windows Live e Internet Explorer. O filtro de spam do Hotmail que separa as mensagens suspeitas da caixa de entrada continua igual, mas existem novos recursos para o usuário filtrar as mensagens que considera ou não spam.

Messenger integrado

Assim como o GTalk que é integrado ao GMail, a Microsoft integrou o Messenger ao Hotmail. Apesar disto já ser comum para usuários do GMail, a novidade pode facilitar a evitar de instalar mais programas eu seu computador. Assim basta entrar no hotmail que você já poderá teclar com seus contatos. Isto também facilita no uso da internet em lan house, você não precisa mais por seu usuário e senha no programa dos computadores que são compartilhados com muitas pessoas.

Vídeos do Youtube

Quer mandar um vídeo para um amigo, basta agora enviar o link que o vídeo fica incorporado automaticamente no corpo do e-mail, assim o usuário não precisará mais ir até o Youtube para ver o vídeo.

Buscas

O recurso de busca de e-mail foi melhorado, agora o usuário verá sugestões de pesquisas por remetente, assunto e destinatário. O Bing foi integrado ao Hotmail para melhorar estas buscas com seus algoritmos. Além disto o Bing agora busca na web dentro do seu e-mail, o curioso é que quando você busca por fotos, não precisa mais sair do e-mail para anexar ela, o Bing traz um atalho para anexar a imagem. Coisas como estas ajudam na agilidade de redigir um novo e-mail.

O novo Hotmail estará disponível em junho quando a Microsoft fará seu lançamento oficial.