Ao passo que nos aproximamos do final de 2025, surgem cada vez mais os boatos em torno do Galaxy S26 Pro. O modelo de entrada do próximo ano acaba de ter seu processador confirmado. E pasme: ele não contará com um processador Snapdragon 8 Elite Gen 5 como muitos pensavam. Pelo contrário, virá equipado com o Exynos 2600, novo processador desenvolvido pela própria marca.

Processador próprio da marca

A escolha pelo Exynos 2600 vale para a maioria dos mercados. E eu não me surpreenderia se também viesse aqui para o Brasil. Por outro lado, países como os Estados Unidos e China, como já aconteceu em outras gerações, devem receber o Galaxy S26 Pro com o Snapdragon 8 Elite Gen 5.

Parece que a Samsung, mais uma vez, insiste em consolidar o Exynos como seu principal chipset. Já aconteceu outras vezes e não deu certo. Ao menos agora, a empresa promete que o novo Exynos 2600 virá com especificações de respeito, uma vez que terá recursos internos de última geração.

Os processadores geralmente não são bem aceitos pelos fãs da Samsung.
Os processadores geralmente não são bem aceitos pelos fãs da Samsung.

De acordo com o que foi revelado, o Exynos 2600 será p primeiro do mundo fabricado em um processo de 2nm da Samsung. Recentemente, surgiu em um teste de performance e impressionou. Ele atingiu incluive 3.135 pontos no teste de performance da 3DMark. Com isso, deixou para trás o Snapdragon 8 Elite, superando o rival em 15%.

E o consumidor, como fica?

A confirmação do Exynos no Galaxy S26 Pro deve desanimar muitos fãs da Samsung, mesmo que ele não esteja presente em todos os modelos da linha Galaxy S do próximo ano. Afinal, só quem acompanha a marca sabe que diferenças de desempenho e falta de compatibilidade marcaram alguns dos chips Exynos mais antigos.

Eu, em particular, posso dizer que só gostei mesmo do Exynos 2400, que me atrendeu muito bem. Mas quanto ao Exynos 2600, só o tempo dirá.

Fonte